3 erros de gestão financeira que podem fechar sua empresa

3 erros de gestão financeira que podem fechar sua empresa

É muito comum ouvir de empreendedores que as vendas foram boas durante o mês mas no final a empresa ainda acaba fechando no vermelho. Afinal, se tem bastante dinheiro entrando, então quer dizer que a empresa deveria estar lucrando, certo? Nem sempre, porque isso depende muito da forma como você está administrando as suas finanças.

A verdade é que vários empreendedores acabam querendo dar conta de tudo, do atendimento ao cliente ao marketing e assim não fazem a gestão das finanças da maneira adequada e com a devida atenção, o que ocasiona erros muitas vezes difíceis de serem corrigidos.

Para abrir os seus olhos, preparamos este material contendo os 3 principais erros de gestão financeira que podem não apenas gerar perdas como até fechar a sua empresa. Então, continue lendo para saber mais e evitar problemas.

 

Por que a gestão financeira é importante?

Antes de apontarmos os maiores erros da gestão financeira, precisamos deixar claro todos os porquês de ela ser essencial para seus negócios. Vamos fazer isso mostrando alguns dos itens que uma boa gestão ajuda a melhorar diretamente. Confira:

  • Caixa: gerindo corretamente, você tem um maior controle do saldo de caixa e da efetivação dos pagamentos ou recebimentos;
  • Planejamento financeiro: é possível fazer uma análise dos resultados financeiros e um planejamento de ações futuras para melhorias;
  • Contas: a gestão controla as contas a receber e as obrigações que precisam ser pagas, além das taxas, dos gastos operacionais e dos impostos;
  • Crédito e cobrança: é possível avaliar a concessão de crédito a certos clientes, assim como gerenciar o recebimento dos créditos concedidos;

Já conseguiu perceber tudo o que a gestão financeira pode fazer para os seus negócios? É por isso que cometer erros com relação a ela é um erro que pode ocasionar sérios riscos e até culminar no fechamento do seu negócio.

Sendo assim, está na hora de finalmente conhecer quais são esses erros tão comuns e sérios. Continue lendo para descobrir.

 

Quais são os 3 erros de gestão financeira que podem fechar sua empresa?

Entenda a seguir quais erros de gestão financeira podem prejudicar a sua empresa a ponto de fechá-la. Só assim você poderá não cometê-los:

 

1- Não separar a conta pessoal da empresarial

Achar que você vai saber lidar com apenas uma conta para as suas finanças pessoais e empresariais é um erro clássico. Isso geralmente ocorre com pequenas e microempresas cujos donos acreditam que não haverá problemas se eles deixarem as contas misturadas “apenas por um período”.

A verdade é que normalmente essa situação deixa de ser somente temporária e se torna permanente. E, ainda que não seja, ela pode ocasionar uma grande perda de controle, bagunçando toda a sua gestão financeira e gerando sérios problemas.

Não acredita? Tenha em mente que misturar as duas contas pode ocasionar pagamentos em atraso, retiradas indevidas de dinheiro e um fluxo de caixa completamente fora de ordem. Muitos gestores acabam tendo que pedir empréstimos e se endividar para arcar com as consequências dessa má gestão.

Sendo assim, a melhor coisa a se fazer é separar as contas. Tenha uma especialmente dedicada às finanças da empresa e outra às da sua vida pessoal. Assim você pode controlar melhor a quantidade de dinheiro entrando e saindo.

Outra dica para quem separar as contas é estabelecer um pró-labore, ou seja, um tipo de “salário” fixo para receber todo mês. Dessa forma, você não irá precisar retirar quantias variadas e excessivas da conta de seu empreendimento.

Mas, caso opte pelo pró-labore, considere as condições da empresa ao fixar o valor mensal de retiradas. Afinal, de nada adianta definir uma quantia muito elevada, que irá sacrificar as finanças do seu negócio a longo prazo.

 

2- Não estabelecer um fluxo de caixa eficiente

Para uma gestão financeira eficaz, é necessário ter total controle das finanças da empresa, assim como ter todas as informações essenciais sobre ela. Falar isso pode parecer algo óbvio, mas infelizmente muitos gestores são desorganizados e nem sequer possuem um fluxo de caixa.

Ter um fluxo de caixa eficiente é crucial para a sobrevivência de sua empresa. Afinal, é através dessa ferramenta que você poderá controlar cada centavo que entra e sai, além de também obter informações importantes para a sua gestão, como a receita mensal, as maiores despesas, as quantias disponíveis, etc.

O fluxo de caixa é fundamental para que você possa pensar estratégias novas, além de analisar o que vem dando certo ou não. Dessa forma, trata-se de algo extremamente importante para a tomada de decisões e para as projeções mais assertivas.

A boa notícia é que você pode fazer o fluxo de caixa de forma bem fácil, usando, por exemplo, planilhas do Excel ou até aplicativos para controle de finanças.

 

3- Não ter controle das contas

Pode ser que atrasar uma conta em sua vida pessoal não ocasione tantos prejuízos ou os atrasos não gerem multas tão elevadas.

No entanto, o atraso no pagamento das contas da empresa pode ser bastante prejudicial para as suas finanças, pois não pagar duplicatas em dia, por exemplo, gera multas e altos juros, o que pode impactar e até eliminar seu lucro naquele mês.

Ações dessa natureza podem vir a ocasionar a negativação do nome da empresa, o que dificultará muito a aquisição de crédito e outros benefícios nas instituições financeiras.

Com relação às contas a receber, também é fundamental manter o seu controle, caso contrário você pode acabar perdendo dinheiro para os outros ou sofrendo algum calote.

Felizmente, é possível fazer esse controle através de ferramentas e aplicativos financeiros que proporcionam as ações necessárias para a gestão e a Simplifike pode te ajudar nisso. Oferecemos planos de acesso a plataformas de gestão financeira para dotar o cliente das melhores ferramentas para administrar a sua empresa e em alguns casos, sem custo adicional. Entre em contato conosco e saiba mais. É só clicar no link: www.simplifike.com.br.

Pode parecer muita coisa e realmente é. Por isso muitos empreendedores contratam contadores e outros profissionais qualificados para os ajudarem nessa tarefa. Dessa forma, a gestão financeira fica a cargo de quem tem experiência e você fica livre para cuidar de outras áreas que também demandam sua atenção.

Deixe uma resposta

Fechar Menu